Aula Prática: Ecologia de Populações

Resumo:  Alunos participam de uma atividade que modela uma população de coelhos. Alunos aprendem como fatores dependentes da densidade afetam o tamanho de uma população

Série(s): 3º Ano do ensino médio

Objetivos: Alunos poderão ver como o crescimento exponencial e logístico afetam o tamanho de uma população; Alunos poderão prever como fatores como a competição e a predação controlam o tamanho da população.

Conteúdos: Interações ecológicas, Crescimento populacional, Fatores dependentes da densidade .

Material Necessário: Campo ou quadra aberta para os alunos poderem correr.

Procedimento: A turma irá simular como uma população de coelhos cresce dependendo dos recursos no ambiente e de predadores. Em uma quadra ou campo da escola, dois alunos irão ficar em pé em um lado e ficarão virados para o restante dos alunos do outro lado. O lado com dois alunos representará coelhos e o outro lado representará recursos disponíveis no ambiente. O professor ficará de lado e representará os decompositores.

O professor irá pedir aos coelhos para se virarem de costas para os recursos e para os recursos virarem de costas para os coelhos. O professor então dirá para os recursos escolherem se serão abrigo, alimento ou água e para os coelhos  escolherem qual destes irão buscar. Alunos escolherão indicando com as mãos: triângulo acima da cabeça (abrigo), mão sobre a boca (água) e mão sobre o estômago (alimento). Os alunos não poderão mudar o recurso que escolherem. Então, os recursos se viram e deixam visível o símbolo que os identifica. O professor pede para os coelhos correrem no “já!” e pegar um recurso escolhido (se um coelho escolheu água, só poderá buscar água). Os coelhos devem correr reto e pegar o recurso se conseguirem e parar. Os coelhos não podem ficar indo e voltando escolhendo o recurso.

Se um coelho pega um recurso, ele sobrevive e o recurso vira um coelho na próxima geração. Se um coelho não pega um recurso ele morre e vai para a área dos decompositores com o professor. Decompositores permanecem parados por uma geração e depois voltam a ser recurso. Recursos não-escolhidos permanecem no ambiente.

Alunos repetem esse procedimento por 10 gerações. Anote o número de coelhos e recurso a cada uma delas. Na nona geração, introduza uma raposa. Um aluno dos decompositores vira um predador de coelhos. A raposa fica junto com o professor e persegue os coelhos no “já!” do professor. A raposa tenta pegar o maior número possível de coelhos. Os coelhos pegos morrem. Se ela pegar um coelho, ela sobrevive. Se pegar mais de um, cada coelho adicional vira raposa na próxima geração. Anote o número de raposas a cada geração.

Baixe o roteiro de aula prática para os alunos com as instruções e exercícios Aula Prática de Ecologia de populações Os alunos podem resolver em casa ou em uma próxima aula.

Adaptações – Alunos que não puderem correr podem fazer as anotações.

Avaliação – O gráfico vale 2 pts, as questões da análise 5 pts, cada questão de cálculo vale 1pts, totalizando 10 pts.

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s