Aula prática: Ribops – um modelo de meiose

Fonte: http://www.nuffieldfoundation.org/print/3197                                     Fonte: http://www.nuffieldfoundation.org/print/3197

Resumo: Alunos reproduzem experimentalmente a meiose ocorrendo nos gametas de seres imaginários.

Série(s): 1º ano do ensino médio

Objetivos: Examinar como caracteres são herdados; Mostrar uma das razões pela qual a meiose é responsável pela grande variabilidade na prole de espécies que se reproduzem sexualmente.

Conteúdos: Meiose, Cromossomos, Reprodução Sexuada

Material Necessário (por grupo): -Envelope com cromossomos da Mãe (baixar no fim do post) -Envelope com cromossomos do Pai (baixar no fim do post) -Tabelas de genótipos e fenótipos (baixar no fim do post) -4 Pedaços grandes de massa de modelar vermelha e verde -Até 6 pedaços pequenos de massinha em duas diferentes cores -Palitos de madeira -2 percevejos ou tachinhas -1 pedaço de lã

Preparo: Antes dessa aula prática, os alunos devem conhecer a estrutura do DNA, o que são genes e o que são cromossomos homólogos. Mostre para a turma os adultos ribop (seres imaginários) e explique que os alunos irão, em duplas, criar um filhote a partir do cruzamento dos pais. Os ribops podem ser feitos com o material que tiver disponível, aqui sugiro usar massa de modelar.

Antes da aula, imprima e recorte os cromossomos e tabelas por dupla de alunos (se você colar os cromossomos em papel cartão e plastificá-los, eles durarão mais para serem usados outras vezes). Monte um ribop pai e uma mãe: -Junte três pedaços de massinha da mesma cor com os palitos, formando um corpo; -Junte o outro pedaço grande de massinha para cima, formando a cabeça; -Faça uma cauda com a lã. O pai e a mãe possuem cauda curta; -Adicione duas antenas feitas de tachinhas; -Adicione os olhos e o nariz com pedaços pequenos de massinha de cor diferente; -Adicione as patas feitas de palito; -Diferencie o pai da mãe de alguma forma. Seja criativo!

Baixe o roteiro de aula para os alunos: ribops e os recursos para o professor, com os cromossomos e tabelas para recortar: ribops-recursos

Observações: Se alguns alunos “fizerem errado”, pense a respeito e tente fazer paralelos com o que ocorre na natureza, como mutações. Estenda o exercício disponibilizando material para eles fazerem dois filhotes e que estes cruzem entre si, criando um novo bebê. A partir daí é possível criar árvores genealógicas para analisar a hereditariedade genética. Considere como a seleção natural pode agir nesses indivíduos. Que características seriam vantajosas e desvantajosas?

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