Aula Prática: O Mistério da Caixa

Resumo:  Os alunos manipulam uma caixa selada “misteriosa” e fazem tentativas para descobrir o conteúdo do interior da caixa, que terá objetos de diferentes materiais e tamanhos dentro. Eles irão experimentar a fonte da incerteza inerente ao processo de solução de problemas e buscarão uma conclusão através da colaboração com os colegas e argumentação científica.

Série(s):  Ensino Médio

Objetivos: Alunos farão a distinção entre observação e interpretação; Reconhecer duas causas de incerteza na ciência; Ilustrar formas não-visuais de se obter informação; Reconhecer elementos da solução de problemas científica através do experimento

Conteúdos: Método Científico

Material Necessário: Caixa Misteriosa

post caixa                                                                            Print do arquivo

Preparo: Esta é uma ótima aula introdutória para as aulas de ciência (mas pode ser feita a qualquer momento), trazendo reflexões e conceitos sobre pensamento científico e o fazer ciência. O professor poderá montar a caixa desta forma: Cada “Caixa Misteriosa” é uma caixa retangular, opaca, rígida e que esteja permanentemente fechada. Se possível, usar várias caixas para toda a turma. Nesse caso elas devem apresentar aparência e material igual ou semelhante. No interior da caixa, coloca-se pequenos objetos conhecidos, como clipes, bolinhas de gude, barras de madeira, mas que não sejam muito fáceis de identificar. O ideal é que o professor não saiba o conteúdo da caixa e de forma nenhuma insinue dicas para os alunos.

Baixe as instruções detalhadas para o professor: O Mistério da Caixa

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s