Dica Pedagógica: Ensino ao Ar Livre

dica_ar livre1

Nosso mundo está vivendo uma crise ambiental causada principalmente pela relação que o ser humano construiu com a natureza. Uma relação baseada na exploração de recursos naturais de acordo com a nossa vontade, onde, por sermos a espécie dominante no planeta, acreditamos que os outros seres existem para nos servir. Criou-se um distanciamento do natural e falhamos em perceber que fazemos parte da biosfera e que dependemos de um equilíbrio dinâmico entre os seres vivos para sobrevivermos. Portanto, quando falamos em conectar as crianças com a natureza para que elas entendam a importância da preservação, estamos falando de criar uma interação constante das crianças com o meio a sua volta de forma que isso faça sentido para a realidade delas.

dica_ar lvire 4

Dizermos que é importante não cortar árvores quando a criança vê a árvore como um objeto estático não é eficiente, pois a criança não vai entender este valor atribuído. Agora, quando a criança entende a árvore como organismo vivo e se permite encantar por ela, o conhecimento de que não devemos desmatar vai afetá-la. O livro “Atividades em Áreas Naturais”, da ambientalista Rita Mendonça, é:

 “Destinado a educadores em geral – o que inclui todo adulto que ensina por suas atitudes – este livro oferece um farto material de reflexões sobre os motivos que nos levam a cuidar e conservar a natureza, e atividades vivenciais, que estimulam o desenvolvimento da sensibilidade e a construção de uma relação de reciprocidade com ela, e podem ser praticadas sozinho, em pequenos ou grandes grupos amadores e profissionais.” Atividades em Áreas Naturais, Ecofuturo (2014)

E se aprofunda nestas questões como a relação do nosso corpo com o exterior, as diferentes formas de perceber o ambiente que nos rodeia, a importância dos espaços externos na aprendizagem e orienta os educadores sobre como integrar esses conceitos para ensinar crianças.

dica_ar livre2

É um grande livro, com detalhes pedagógicos para auxiliar os professores no desenvolvimento das aulas e das atividades e guiado pela metodologia do Aprendizado Sequencial, criado pelo professor Joseph Cornell,  que se orienta pelos fundamentos:

  • ensine menos e compartilhe mais
  • seja receptivo
  • concentre a atenção das pessoas
  • observe e sinta primeiro, fale depois
  • crie um ambiente leve, alegre e receptivo
  • trabalhe com a natureza e não para ela.

Ele não é muito longo e está disponível para visualização/download aqui, recomendo profundamente que incorpore algumas das atividades e conceitos nas suas aulas.

dica_ar lvire3

Várias são voltadas pra crianças, algumas pra adolescentes, algumas necessitam ser em um parque ou praça, outras no ambiente externo da escola ou mesmo dentro da sala, inclui atividades que tratam de conceitos ecológicos, experimentos de longa duração, jogos, entre várias outras. Uma opção é planejar um projeto com várias das atividades e organizar um passeio a um parque ou reserva natural. As imagens no post são exemplos do conteúdo do livro e pertencem aos seus criadores.

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s