Aula Prática: As Ondas Sonoras

Resumo: Os alunos irão observar seis experimentos relacionados a ondas sonoras separadamente, desenharão um esquema representando cada experimento e identificando os materiais utilizados e farão a análise através de perguntas

Série(s): 9° Ano do Ensino Fundamental

Objetivos: Entender que o som é uma forma de energia que viaja através de ondas; Entender que ondas viajam por diferentes meios (sólidos, líquidos, gasosos); Entender que as ondas viajam em diferentes direções e uma força ou objeto pode mudar esta direção.

Conteúdos: Ondas, Som

Materiais: Tambor/Pandeiro (caso não consiga um tambor, você pode substituí-lo por uma lata grande coberta com filme plástico em uma das aberturas) – Clipes de papel – Diapasão de metal – Tigela com água – Elástico esticado numa base entre dois pregos (ou algo parecido) – Garfo e colher de metal – Régua – Instrumentos musicais ou CD, música

Preparo: Esta aula inclui diferentes estações no laboratório, deixe-as preparadas previamente e deixe um cartão com as instruções em cada uma (ver abaixo).

○ Inicie a aula dizendo que vocês irão estudar o som como uma forma de energia. Coloque a música pra tocar. Pergunte aos alunos como o som chega da sua fonte (rádio, voz,etc.) até nossos ouvidos? Os alunos podem dizer que o som se move ou pula. Peça a eles para citarem diferentes sons e o que os forma. Por exemplo, a garganta vibrando gera a voz.

○ Divida os alunos em seis grupos, um para cada estação. Entregue a folha de atividades. Demonstre como eles irão pensar as respostas. Diga aos alunos que todas as ondas sonoras nesta aula possuem uma fonte que vibra e gera a onda. Faça com que os grupos rotacionem entre as estações de forma que todos observem todas as demonstrações, estipule um tempo para cada experimento (6min) e avise-os para mudarem todos ao mesmo tempo.

Estação 1 – Tambor com clipes em cima: Toque o tambor e observe o que acontece com os clipes de papel. Anote suas observações na folha de atividades.

Estação 2 – Garganta: Toque o lado da sua garganta e diga “ahh”. O que você sente? Anote suas observações na folha de atividades.

Estação 3 – Diapasão: Gentilmente, bata com o diapasão em uma superfície de pedra e depois coloque as pontas do garfo na bacia e água. Anote suas observações na folha de atividades.

Estação 4 – Talheres: Bate o garfo na colher e traga-os para perto de sua orelha. Anote suas observações na folha de atividades.

Estação 5 – Régua: Posicione a régua na beira da bancada deixando um terço dela para fora. Segure a régua de forma firme na beira da mesa e bata na ponta. Anote suas observações na folha de atividades.

Estação 6 – Elástico: Toque o elástico como uma corda de violão. Anote suas observações na folha de atividades.

○ Reúna a turma de volta e levante uma discussão sobre as demonstrações. Incentive a participação dos alunos. Sugestões de perguntas: Quais foram as variedades de meios pelos quais o som viajou? Explique pra turma que o som precisa de um meio para que as ondas viajem e ele se propaga mais rápido em determinados meios “sólido é que propaga mais rápido”; Poderia o som existir no espaço? O espaço é permeado por vácuo, não existindo meio pelo qual o som poderia se propagar; Quais ondas foram possíveis ouvir, dos experimentos estudados? Nosso ouvido é capaz de ouvir determinadas frequências apenas; Para onde as ondas viajaram? Explique que todas as ondas continuam se expandindo a não ser que batam em um objeto de diferente densidade, principalmente um sólido. A água na bacia bate na borda do recipiente e volta. Introduza o exemplo do eco; Como você acha que seria uma onda sonora se pudéssemos vê-la? Mostre que uma onda sonora se parece com repetidas ondulações.

○ Baixe a folha de atividades para os alunos: As Ondas Sonoras

Traduzido de Discovery Education “The Phenomenon of Sound: Waves”

 

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s