Educação Sexual na Escola

Acredito que já esteja claro que a educação sexual nada tem a ver com “induzir os alunos a práticas sexuais” e sim que ela surge da necessidade de preparar os alunos  para a vida em sociedade através de informação e orientação. E faltam aos professores e gestores referenciais teóricos e formas de abordagem.  A educação sexual envolve vários assuntos além do sexo, entre eles: a identidade e auto-estima do indivíduo, relações afetivas, violência doméstica e sexual, os diferentes papéis de gênero, acesso à informação, direitos reprodutivos, entre outros. E a isso se somam as questões de prevenção de DSTs, gravidez e puberdade.

Considerando a abrangência do tema, constata-se que esta é uma questão de cidadania e que deve ser tratada além das aulas de biologia, como uma matéria transcurricular, que faça parte da aprendizagem como um todo, além das definições de disciplinas. Ensinar a anatomia e fisiologia dos corpos não é suficiente para compreender as questões sócio-culturais envolvidas e estabelecer a relação com a “vida real”. Hoje já se considera que a “pedagogia do terror”, que associa o sexo com as terríveis doenças possíveis e que exige a mudança de comportamentos, não é uma forma muito efetiva de educar as pessoas para tomarem decisões sobre sua saúde sexual. A prevenção está muito mais relacionada a noções de cuidado de si e dos outros e ao respeito mútuo.  Daí vem a compreensão da importância desse conhecimento e de como ele vai além das questões científicas.

postsexed

Portanto, este blog pretende ter uma seção voltada a esse tema. Para introduzir o assunto, esta cartilha trata sobre o preparo de profissionais através de oficinas, mas ela possui muitos conceitos explicativos para os educadores: Saude e Prevenção Escolas Guia Formacao Esta série de Histórias em Quadrinhos para os alunos fala sobre relacionamentos, gravidez, DSTs e comunicação (baixe no link).  Estas duas cartilhas possuem ótimas atividades sobre educação sexual: Vulnerabilidade e Prevenção e Semana Saude Escola (esta  possui um capítulo sobre sexualidade com planos de aula).

Além disso, mais duas atividades do blog: Uma  sobre ferramentas de busca na internet e a veracidade de informações sobre sexo – Educação Sexual Busca Internet E a outra é um debate, formato que é provavelmente o melhor para se tratar do assunto, onde cada grupo receberá exemplos de situações que envolvem tomar decisões sobre se relacionar sexualmente ou não e os aspectos que devem ser levados em consideração – Querido Diário.

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s