Aula Prática Estendida: Comportamento de Tatuzinhos de Jardim

tatuzinho

Resumo: Nesta aula, que terá uma duração de dois períodos, os alunos irão exercitar os conceitos da matéria de método científico, como variável dependente e independente, grupo controle, hipótese e problema. Eles farão isso através de um experimento que utiliza tatuzinhos de jardim vivos (também chamados tatus-bolas), então será importante reforçar com a turma as questões éticas envolvidas e como eles deverão tratar os animaizinhos com respeito. Esta aula incentiva a autonomia do pensamento científico nos alunos, pois eles serão os principais atores da aula prática. A turma também terá  a oportunidade de aprimorar a habilidade de criar tabelas e gráficos.

Série(s): Ensino Fundamental II e Médio

Objetivos: Exercitar o Método Científico; Aprimorar habilidades na execução de experimentos

Conteúdos: Método Científico, Reino Animalia

Material Necessário: -Placas de Petri de plástico ou potes com uma linha desenhada no meio (ver abaixo) -Folhas Secas -Papel filtro -Palito -Materiais como sucos, sal, açúcar, cartolinas (dependerá do que os grupos irão escolher) -10 tatuzinhos de jardim para cada grupo de alunos

Como adquirir os tatuzinhos de jardim? A maneira mais fácil de fazer isso é se você mesmo capturá-los 🙂 Tatuzinhos de jardim são crustáceos terrestres da ordem Isopoda e se alimentam de matéria orgânica. Procure-os em ambientes úmidos, embaixo de pedras, troncos e em lugares escuros. Uma caminhada em um parque pode ser uma boa opção.

Preparo: Você irá precisar conseguir os tatuzinhos e criar um ambiente com folhas verdes e secas para eles ficarem durante o experimento. Cada grupo irá precisar de um pequeno pote com uma linha dividindo ao meio (pode ser desenhada) para conduzir os experimentos, como o da foto: posttatu

A aula será dividida em dois dias, como mostra abaixo:

Dia 1 – Introdução e Experimento Controle

Nesta aula é importante o professor revisar todas as partes da aula prática com os alunos, explicar os experimentos e fazer combinações. Após, os grupos de alunos irão colocar os tatuzinhos dentro do potinho vazio e ficarão observando durante 5 minutos para constatar que não há preferência dos animaizinhos por um lado do pote, servindo de controle para os próximos experimentos. Para os resultados eles montarão uma tabela e um gráfico.

Dia 2 – Experimento com diferentes variáveis

Nesta parte, o professor fornecerá folhas secas para os alunos e eles as usarão para cobrir um dos lados do potinho. Após, eles adicionarão os tatuzinhos e observarão durante 5 minutos para constatar se houve preferência pelo lado com as folhas ou não. A seguir, os alunos poderão escolher qual experimento irão conduzir e quais variáveis este experimento terá. Eles deverão criar uma hipótese antes de conduzir o experimento e o professor irá fornecer os materiais possíveis. Cada lado do potinho terá um tipo de condição (claro x escuro, seco x molhado, açúcar x sal, etc.). Os alunos irão observar os tatuzinhos durante 10 minutos e depois anotar seus resultados e responder à análise.

Esta é uma boa aula para os alunos se familiarizarem com o método científico. Após os experimentos, devolva os tatuzinhos à natureza. Auxilie os alunos durante a aula prática para melhor desempenho e baixe o roteiro de aula com todos os passos para os alunos no link:  Aula Prática Estendida – Método Científico

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