Tecnologia: Simulações Virtuais

Muitas vezes não se tem tempo suficiente ou recursos disponíveis para realizar um experimento em aula ou fazer uma visita para um museu, por exemplo. Mas isso não significa que os alunos não possam vivenciar diferentes formatos de aula . É possível empregar outras atividades que se baseiam em práticas e não necessariamente envolvam o laboratório de ciências ou sair da escola, essa é umas das ideias que tento reforçar com este blog. Uma alternativa são experimentos virtuais e um site excelente para esse tipo de recurso é o PhET.

print6                                                                Simulação de Forças e Movimentos

Esse site possui simulações para estudo da matemática, ciências, biologia, física e química em vários níveis escolares, permitindo aos alunos explorarem as variáveis das simulações e visualizar uma aplicação real do conteúdo teórico. As animações são interativas e incluem laboratórios virtuais, modelos de fenômenos difíceis de visualizar, definições de conceitos, tudo voltado para a aprendizagem. Várias das simulações são em português, elas podem ser baixadas online ou copiadas para o computador ou um dispositivo móvel (pen drive, CD, etc.) e rodam na plataforma Java.

print3                                  O site explica as formas de rodar as atividades no computador

print5                                                                    Simulação de Molaridade

Outras atividades de simulações possíveis são as visitas virtuais a museus e exposições, geralmente com informações visuais e sonoras. No site Era Virtual, estão disponíveis diversas mostras virtuais sobre diferentes áreas do conhecimento, a seguir cito alguns exemplos.  O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) possui a visita virtual “A Química na História do Universo, da Terra e do Corpo” onde o aluno pode explorar os quatro ambientes da mostra, que contêm a exposição de 19 instrumentos científicos de diferentes áreas da ciência que tiveram aplicação na Química. A exposição Biomas do Brasil ocorreu na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20 e é uma jornada sensorial pelos tipos de biomas brasileiros e sua importância social e ambiental. A Fundação Planetário do Rio de Janeiro traz o Museu do Universo visando difundir a Astronomia, com um belo visual e vários vídeos explicativos.

 

biomasExposição Virtual Biomas do Brasil

astronomiaVisita Virtual ao Museu do Universo

Pessoalmente acho que todo professor e todo aluno de ciências poderiam se beneficiar de aulas desse tipo. Por mais que muitas vezes seja trabalhoso organizar o material de informática e manter os alunos focados nesse tipo de atividade, a recompensa é valiosa.

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s