Ferramentas para Inclusão – Parte 1

                              Uma escola ideal para todos (clique na imagem para ampliar)

Uma preocupação real dos professores de hoje é como fazer com que as ideias de inclusão dos alunos com deficiências sejam adaptadas para a realidade da sala de aula. Nessa série de posts irei disponibilizar materiais importantes para tornar o aprendizado escolar acessível para todos.

Neste livro há uma extensa definição do autismo e de características das pessoas autistas, um panorama geral das técnicas utilizadas com alunos autistas, estratégias de intervenção, estratégias de comunicação, desenvolvimento de habilidades sociais, integração sensorial, dicas para todos os funcionários da escola, programa “Colega Tutor”.  Muito bem desenvolvido e acessível para o auxilio de professores e gestores: Manual_para_as_Escolas_Sobre_Autismo

Neste outro livro, o foco é o ensino da física para alunos deficientes visuais, o autor entra em detalhes nas estratégias sensoriais a serem utilizadas e nas capacitações para o licenciado em física atender as necessidades de aprendizado de seus alunos e superar as dificuldades para a inclusão:  Saberes_docentes_para_a_inclusao_do_aluno

Estratégias específicas de ensino para o aluno com dislexia, características gerais da dislexia e da pessoa com dislexia, alternativas de métodos e materiais para instrução: Inclusão do Aluno com Dislexia

Arquivo do MEC com recursos pedagógicos adaptados voltados à educação infantil, ao ensino da matemática e ao ensino da leitura e escrita.

Neste link estão dois livros com técnicas e exemplos para o ensino de português para alunos com deficiência auditiva.

Para os alunos mais novos, idéias simples para adaptar as brincadeiras de forma que todos os alunos possam participar: Incluir Brincando

Voltado a gestão escolar, esse link possui arquivos para desenvolver competências para o atendimento de alunos com deficiência visual,  deficiência auditiva, deficiência física/neuromotora e altas habilidades/superdotação.

Outros materiais muito bons do MEC, ferramentas pedagógicas para o atendimento educacional personalizado da pessoa com surdez, da pessoa com deficiência física, da pessoa com deficiência visual e da pessoa com deficiência intelectual.

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s