Jogo sobre Migração de Aves

Resumo:  Os alunos jogam um jogo de tabuleiro que simula a migração de aves do seu ninho original para a área de migração durante o inverno.

Série(s): 6° Ano

Objetivos: Aprender sobre as dinâmicas populacionais de aves migratórias; Conhecer os problemas que os pássaros enfrentam para sobreviverem; Utilizar habilidades matemáticas básicas para calcular a variação no tamanho da população.

Material Necessário: Dados, Peças para cada jogador e o Tabuleiro (faça o download do Jogo da Migração)

Preparo: Imprima cópias do tabuleiro do jogo em folha A3 e divida a turma em grupos para jogarem. Cada jogador precisa de lápis, papel e uma peça.

Como jogar:

  • Cada jogador inicia com um bando de 15 aves jovens e deverá anotar essa informação em suas folhas.
  • A ordem de jogada é definida pelo número mais alto que cada jogador tirar no dado. O primeiro jogador joga o dado para determinar quantas casas deve andar. A casa irá dizer quantos pássaros o bando perde ou ganha ou irá dar outra instrução a ser seguida. O aluno deverá anotar na folha o novo tamanho do bando, quantas aves foram perdidas/ganhas e também a razão pelo qual ele perdeu/ganhou aves.
  • Se um jogador cair nas casas “Intervenção do Predador” ou “ Intervenção do Tempo”, ele deverá jogar o dado novamente para definir seu destino, use a tabela abaixo como referência.

aves

  • Divida o número da população por dois (se for um número ímpar, deixe uma ave de fora) para formar os casais (considerando metade machos e metade fêmeas). Os jogadores devem ir e voltar no tabuleiro, simulando o percurso de uma ave real e completando o equivalente a um período de um ano. Ao final, cada aluno calcula a quantidade de filhotes no bando e o tamanho final da população, conforme as regras a seguir:
  1. Jogue o dado para determinar a média de filhotes por casal.
  2. Multiplique o número de casais pela média de filhotes.
  3. Adicione o número de filhotes para calcular o novo tamanho da população.

O ganhador é o aluno que tiver a maior população de aves no fim do jogo.

Avaliação: Os alunos podem criar gráficos de barra mostrando o número de aves que morreram e o número que nasceu. Ou os alunos podem escrever uma história detalhando o ano de vida do seu bando e as dificuldades de sobrevivência enfrentadas.


Traduzido de Alaska Department of Education and Early Development

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s