Aula Prática: Camuflagem (para séries iniciais)

Resumo: Alunos fazem uma simulação para entender o conceito de camuflagem e a seguir, trabalham com materiais para diferenciar os tipos de camuflagem. A atividade complementar é um jogo de pega-pega onde os alunos são presas e predadores.

Série(s): Ensino Fundamental I

Objetivos: Investigar como a cor, forma e padrões influenciam na camuflagem dos animais; Observar a relação predador-presa

Material Necessário: -Cartolina colorida  -2 tipos diferentes de Papel de embrulho estampado   -Cola   -Palitos de churrasco   -Pedaços de barbante/lã colorido   -Tesoura

Preparo: Corte pedaços de lã para representarem as minhocas da primeira parte da aula. Use cores que se camuflam no ambiente, como verde e marrom e cores que se destacam. Escolha uma área da escola (como um pátio ou jardim) e esconda as ‘minhocas’ de lã de forma mais ou menos camuflada para que os alunos achem alguns, mas outros sejam mais difíceis. Antes de começar a aula, peça para os alunos desenharem o quadro da primeira atividade no caderno (baixar arquivo no fim do post). Corte pedaços de papel embrulho e cartolina para entregar para cada aluno: três pedaços de cartolina da mesma cor e dois pedaços de papel embrulho diferentes. Para a atividade complementar, selecione um pote e objetos pequenos para serem a comida dos coelhos. Baixe o arquivo com as instruções para o professor: Camuflagem

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s