Aula Prática: Aquecendo a Superfície da Terra

Resumo: Alunos fazem um experimento para observar quem aquece mais rápido, a água ou a areia e buscam analisar por que isso acontece. Eles também se utilizam dos conceitos de método científico durante o experimento, medindo, calculando, criando gráficos, desenvolvendo hipóteses e relacionando os resultados com a realidade.

Série(s): 6° Ano

Objetivos: Entender o conceito de calor específico, Utilizar as etapas do método científico

Conteúdos: Calor Específico, Superfície da Terra

Material Necessário: 2 termômetros – 2 copos de béquer de 400ml – 200ml de areia – 200ml de água – Fonte de luz com lâmpada incandescente de 150W – Régua – Cronômetro – Barbante – Suporte universal – 2 argolas metálicas

Preparo: Separe os materiais por grupo. Divida a turma em grupos, entregue o Roteiro de aula – Aquecendo a Superfície da Terra e peça para os alunos criarem uma hipótese para o problema (Como as taxas de aquecimento da água e da areia diferem?) e começarem o experimento.

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s