Aula Prática Estendida: Neutralização de Ácidos

Resumo: Os alunos vão solucionar um problema real onde rios se tornam estéreis devido a drenagem ácida de rejeitos industriais. Os alunos vão discutir e desenvolver um experimento em grupo para medir o pH da calcita, da pirita, de misturas pirita-calcita e de um material controle. A calcita pode ser utilizada como neutralizadora de soluções acidificadas pela pirita, os alunos deverão criar hipóteses, análises e conclusões que relacionem os conceitos de solução tampão, neutralização da acidificação dos corpos d’água e as informações conhecidas sobre a calcita e a pirita.

Série(s): Ensino Médio

Objetivos: Aplicação do Método Científico; Relacionar os dados do experimento para solucionar um problema real; Entender as relações ácido e base e o conceito de neutralização; Estudar os impactos no ambiente pela ação humana

Conteúdos: Ácidos e Bases, Sustentabilidade

Material Necessário (estimado pois irá variar de grupo para grupo): 5 copos de béquer de 100ml – Água em uma garrafa spray – Papel indicador de pH – Carbonato de cálcio, CaCO3 (se possível também uma amostra da rocha de calcita natural) – Dissulfeto de ferro, FeS2 (se possível também uma amostra da rocha pirita natural) – Material para etiquetar os béqueres

Preparo: Neste projeto, os alunos é que irão desenvolver o experimento baseados em seus conhecimentos sobre o Método Científico. Eles irão desenvolver um roteiro de aula prática que o professor deverá aprovar e depois conduzirão o experimento. O professor irá decidir a duração dos experimentos para coletar os dados, sendo o ideal no mínimo três dias para cada etapa. A aula sugere fazer o teste também com amostras naturais das rochas, mas isso não é necessário. Apenas adapte a aula dependendo dos materiais que for usar.

A discussão pré-aula prática pode se focar no problema dos rejeitos da mineração para depois da aula os alunos fazerem uma reflexão sobre  como a calcita (CaCO3) pode ser usado como tampão para a acidificação dos solos/rios por rejeitos contendo pirita (FeS2). Seguem as instruções para o professor, contendo itens para avaliação, informações sobre a calcita e pirita e um exemplo de projeto de experimento ideal: Neutralização de Ácidos prof E segue o formulário para os alunos preencherem com o plano do experimento: Neutralização Ácidos aluno

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