Aula Prática: Corais e Química

ácidos e basesSolução Indicadora de pH de repolho roxo

Resumo: Testanto se o aumento da concentração de dióxido de carbono torna nossos oceanos mais básicos ou ácidos, os alunos vão aprender como as intervenções humanas na atmosfera mudam o pH da água, afetando os recifes de corais. O professor faz uma demonstração e introduz o assunto da acidificação dos oceanos, a seguir os alunos conduzem um rápido experimento e relacionam os resultados com a intervenção humana no meio ambiente. Esta aula relaciona química, biologia e sustentabilidade.

Série(s): Ensino Médio

Objetivos: Investigar o efeito do dióxido de carbono nos oceanos; Experimentar o efeito de ácidos em animais com concha; Relacionar os resultados com a interferência humana nos ecossistemas.

Conteúdos: Ácidos e Bases, Sustentabilidade, Ecossistemas

Material Necessário: Óculos de segurança – Luvas – Jalecos – Carbonato de Cálcio (CaCO3) – Placa de petri – Solução de Ácido Clorídrico (HCl) – Pipeta – Espátula – Solução indicadora de pH (ver preparo abaixo) – Canudos – 3 Tubos de Ensaio

Preparo: Separe os materiais do experimento para os grupos. Solução indicadora de pH de repolho roxo: Corte o repolho roxo em pedaços e coloque em uma panela com água. Ferva essa água, com a tampa da panela fechada, até que ela fique um líquido roxo escuro. Retire o repolho sólido e descarte. Acondicione a solução em temperatura ambiente em um recipente com tampa.

Procedimento de aula:

  • Etapa 1

Diga aos alunos que vocês vão simular a absorção do dióxido de carbono. Eles vão observar isso soprando através do canudo na solução de repolho roxo, conforme o aluno exalar dióxido de carbono na água, uma parte dele vai se misturar na solução, mudando o pH. Diga que a solução de repolho roxo muda de cor conforme o pH muda. Faça uma demonstração onde em três tubos de ensaio com um pouco da solução de repolho roxo, você acrescenta um ácido no primeiro tubo, uma base no segundo e nada no terceiro. Explique que a mudança de cor em cada solução representa a mudança de pH.

Diga aos alunos para criarem uma hipótese que responda o problema: A adição do dióxido de carbono da minha respiração na solução, fará com que ela se torne rosada (ácida) ou esverdeada (básica)?

Agora escolha um aluno voluntário para o teste. No tubo de ensaio apenas com a solução de repolho roxo, adicione um canudo e peça para esse aluno soprar durante 1 minuto (ou até mudar de cor). Atenção: Lembre o aluno de não soprar muito forte para não derramar e se precisar de folêgo, se afastar do canudo, respirar e voltar a soprar. Não é tóxico ingerir essa solução, mas ele não deve fazer isso!

Pergunte aos alunos se a solução se tornou básica ou ácida. [ácida] Pergunte o que significa para os oceanos a adição grandes quantidades de CO2. [causa a acidificação dos oceanos] Pergunte que efeito isso pode causar nos seres vivos marinhos. [plantas e animais precisam de um pH determinado para sobreviverem]

  • Etapa 2

Divida a turma em grupos para conduzirem esse experimento. Explique que eles vão testar como ácidos afetam corais e moluscos com conchas (conchas são formadas em sua maioria por carbonato de cálcio). Entregue os roteiros de aula prática: Corais e Quimica (alunos)

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s