Reação da tintura de iodo com a solução de amido de milho
Resumo: Alunos modelam a membrana plasmática e investigam as razões pelas quais essa membrana é semi-permeável, para isso, eles utilizam uma solução de amido (grande tamanho molecular) e uma solução de iodo (baixo tamanho molecular). A solução de iodo penetra a “célula” e tinge o amido de roxo e a solução de amido não sai da membrana, mostrando que pequenas moléculas podem atravessar a membrana das células.
Série(s): 8º Ano do Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio
Objetivos: Entender, através da observação, como a difusão funciona e como o tamanho do soluto e a concentração da solução afetam a difusão através de uma membrana semi-permeável
Conteúdos: Processos Celulares, Difusão entre mebrana
Material Necessário: (por grupo) 2 copos de béquer de pequenos – 2 pipetas – 2 pedaços de filme plástico – barbante fino – água – solução de amido de milho (maizena) – tintura de iodo – luvas de proteção
Preparo: Corte o filme plástico em quadrados de aproximadamente 15cm, de forma que seja possível fazer um saquinho com o plástico e amarrar. Prepare a solução de amido de milho (maizena) misturando 1 colher de sopa de amido de milho em 200ml de água quente. Teste o experimento antes de fazer com a turma para dominar a técnica e saber como auxiliar os alunos na hora de conduzir o experimento. Caso não tenha disponível material de laboratório, você pode substituir o copo de béquer por copos de plástico transparente e a pipeta por colheres de chá, ajustando as medidas.
Segue para baixar o roteiro de aula com questões para os alunos: Aula Prática Difusão
olá, fiz em casa mas a solução com iodo ficou azul. O que pode ter acontecido?
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Olá Giovana! Hm, será que não vazou do saquinho? Quem sabe faz um teste com outros tipos de plásticos.
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