Aula Prática: Medindo com um Microscópio

microscópioFio de nylon visto em um microscópio eletrônico

Resumo: Alunos compreendem melhor a função de um microscópio e o cálculo de medidas de maneira científicam com uma introdução sobre escalas e depois conduzem um experimento para calcularem o tamanho aproximado do material da lâmina.

Série(s): Ensino Médio

Objetivos: Aprender a medir/calcular o campo de visão e determinar o tamanho aproximado de um objeto/organismo usando um microscópio.

Conteúdos: Cálculos matemáticos simples, Manuseio de um Microscópio

Material Necessário: Microscópios – Lâminas preparadas de Paramecium e caule de milho (Zea mays) – Régua transparente – Lápis – Folha de Intruções (no final do post) – Folha de jornal – Figuras para slides (no final do post)

Preparo: A folha do professor traz todas as informações necessárias para a aula, baixe-a aqui: Medindo com um Microscópio (professor) E seguem os slides para serem apresentados na introdução: Medindo com um Microscópio E este é o roteiro de aula para os alunos seguirem os passos e responderem as questões: Medindo com um Microscópio aluno

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s