Resumo: Alunos exploram a erosão do solo através de um modelo em que um pote é preenchido com solo. Após desenvolverem uma hipótese para o experimento, eles irão aplicar “chuva” e “vento” ao solo e observar como esses fatores afetam cinco diferentes tipos de solo. Cada grupo então, apresenta seus resultados para a turma e a seguir, todos discutem maneiras pelas quais se pode minimizar a erosão causada pelo ser humano.
Série(s): 6º ano do ensino fundamental
Objetivos: Identificar diferentes tipos de erosão; Explicar o impacto da erosão; Analisar estratégias para preservação do solo
Conteúdos: Erosão antrópica, Tipos de solo, Sustentabilidade
Material Necessário: Planta em um vaso (uma planta com raiz bem extensa e fixa no solo funciona melhor) – Amostras de quatro tipos de solo (terra preta, pedregulho, areia e terra comum) – Pedrinhas e pedras maiores – Tampas de garrafas – Lixeira (ou outro pote similar) com o fundo furado em vários lugares, formando um “dreno” – Regador (Opcional: Copos de plástico com furinhos no fundo) – Ventilador (Opcional: Alunos podem soprar através de canudos) – Água
Preparo: Se possível, projete os slides no primeiro momento de aula e deixe as fotos apssando enquanto introduz o conteúdo. O roteiro de aula dessa vez será montado pelos alunos, conforme o professor explicar a aula, os alunos completam as etapas do experimento e escrevem uma conclusão, relacionando os fatores vento e chuva com a taxa de erosão. No início da folha dos alunos, há um quadro S.I.A. (saber, indagar, aprender) para eles completarem. Este é um método pedagógico simples e com grande valor para o aprendizado, para saber mais a respeito, clique aqui.
Seguem para baixar, o arquivo com as instruções do professor: Erosão do Solo a folha para os alunos: Erosão (alunos) e os slides para o início da aula: Fotos erosão