Dica pedagógica: Tarefa do Sinal (Bellwork)

bellwork

Conseguir a atenção dos alunos no início da aula é muitas vezes um problema. Quando se tem disciplinas com professores diferentes, o momento em que a sineta bate é o tempo que os alunos querem aproveitar ao máximo para se movimentarem, conversarem com os colegas, checarem o celular e fazerem outras atividades não-relacionadas com a escola. Até o professor chegar, todos voltarem aos seus lugares, o professor se preparar para começar a aula e a turma ficar em silêncio, perdem-se valiosos minutos.

Um procedimento pedagógico adotado em muitas escolas americanas é o “Bellwork” ou “Do First”, que literalmente querem dizer “Tarefa do Sinal” e “Faça Primeiro”, ou seja, uma tarefa que os alunos recebem no início da aula e é a primeira coisa que devem fazer. Dessa forma, os cinco minutos que normalmente são o tempo da troca entre uma disciplina e outra e o professor se preparando para começar a aula, são utilizados para focar os alunos em uma tarefa simples e significante e começar a aula com a atenção de todos. Essa tarefa também representa uma mudança de ambiente, do momento de descontração para o momento de estudo, isso permite que os alunos se concentrem na matéria e se acostumem a sempre iniciar a aula focados.

Quero pontuar que essa atividade não serve para podar os alunos nem mantê-los no automático, mas para utilizar o tempo de aula de forma inteligente. Se em toda aula de 50 minutos a turma gasta 5 minutos para se organizar, no fim do ano você perdeu um décimo do seu tempo de aula. Agora, se você cultiva um hábito com os alunos, de forma que eles sabem que quando você entra na sala, os cumprimenta e escreve a Tarefa do Sinal no quadro, eles devem resolvê-la em poucos minutos, você determina que a aula começou e o momento é de estudar.

Colocando a Tarefa do Sinal em prática

A Tarefa do Sinal deve servir como início da matéria do dia. Use-a como um aquecimento ou uma revisão da aula anterior que normalmente você já precisaria fazer. Ele pode ser uma pergunta, um problema, um exemplo, um verdadeiro ou falso, um concorda/discorda e o que mais sua criatividade permitir. Quando você entra em sala, você entrega a tarefa e se organiza para começar a matéria. Estipule um tempo de até cinco minutos para os alunos responderem, quando esse tempo terminar, você pode chamar alguns alunos aleatórios para compartilharem suas respostas com a turma ou só desenvolver a resposta da atividade. Só agora você começa a matéria do dia e explica o que a turma vai fazer hoje.

Se você acha que a turma terá dificuldade em seguir essa rotina apenas por “boa vontade”, você pode avaliar quem fez e quem não fez a tarefa. Uma forma de fazer isso é sempre recolher papéis com as respostas dos alunos e estipular uma pequena nota do mês ou semestre para quem completou todas as tarefas. Outra é, na hora de fazer a chamada, andar pela sala anotando quem respondeu a atividade (ou quem não respondeu). Uma mais elaborada, caso você esteja lidando com alunos mais novos e queira reforçar conceitos de aprendizado, é pedir para os alunos antes de entregarem corrigirem suas respostas com caneta colorida e explicar o que erraram e anotar quais alunos começaram imediatamente a tarefa quando a aula começou. Dessa forma você avalia quem se focou em responder desde o início, quem respondeu a tarefa e quem também refletiu sobre suas respostas.

Chame a Tarefa do Sinal da forma que quiser e escolha como você vai avaliá-la (ou se vai), mas alguns itens devem ser seguidos para que a tarefa seja aplicada de forma eficiente:

  •  A Tarefa do Sinal é sempre a primeira coisa que os alunos devem fazer. Os alunos não precisam que se diga o que deve ser feito. Eles sabem que vão receber a tarefa e que devem completá-la.
  •  Haverá Tarefa do Sinal em todas as aulas (ou quase isso). Isso torna desnecessário perguntas como “tem Tarefa do Sinal hoje?” “o que a gente vai fazer?”
  • A tarefa deve ser entregue sempre da mesma forma. Você pode escrevê-la no quadro, entregar em folhas ou inventar outro modo, mas é importante manter o mesmo local e formato para que os alunos não fiquem em dúvida do que devem fazer.
  • A tarefa deve ser simples e significante. Uma tarefa que pede para os alunos pegarem o material de aula na mochila não fará com que os alunos parem o que estavam fazendo para o começo da aula. Eles continuarão desatentos até o fim dos cinco minutos e quando você começar a matéria do dia é que eles iniciarão o processo de se preparar para a aula. Também é importante que a turma não precise fazer grandes pesquisas para resolvê-la e consiga responder sem ajuda.

Observação: O ideal seria que todos os professores de determinada série/turma adotassem o Faça Primeiro para que a adaptação dos alunos fosse mais rápida, ou então que fosse uma iniciativa da escola. Se você trabalha em uma equipe/ambiente interativo e acolhedor, você pode sugerir aos outros professores essa medida. Caso contrário (pois sabemos que muitas escolas infelizmente não são assim), não há problema em essa ser uma iniciativa individual sua.

Observação 2: A Tarefa do Sinal também pode ser aplicada nas séries iniciais do Ensino Fundamental com certas adaptações para o nível dos alunos, mas preferi falar mais sobre a prática que conheço mais.

Exemplos de Tarefa do Sinal:

  1. Faça uma lista da importância das plantas para o planeta.
  2. Uma bola de tênis e uma bola maciça de ferro do mesmo tamanho são derrubadas do mesmo local ao mesmo tempo. Qual bola tem maior gravidade agindo sobre ela?
  3. Baseado em seus conhecimentos prévios, defina as palavras: -Oxidação   -Fermentação

Referências

https://mathymcmatherson.wordpress.com/2013/05/29/bellwork-as-practice-how-i-grade-it/

http://www.teachers.net/wong/OCT00/

http://www.educationworld.com/a_curr/columnists/jones/jones020.shtml

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s