Aula Prática: As Razões para as Estações

                                Fonte: http://deepimpact.umd.edu/disczone/braintwist-comet1a.html

Resumo: Três atividades práticas para compreender o fenômeno das estações do ano, na primeira os alunos usam seus corpos para representar as estações, na segunda eles fazem um jogo com cartões ao redor do Sol para montar a ordem das estações e na terceira os grupos usam lanternas para simularem a luz solar direta e a luz solar indireta. Quando se estuda as estações, é comum existir certa desinformação sobre o que realmente causa esse fenômeno, essa aula pretende reforçar que a razão correta para a existência das estações é a inclinação do eixo da Terra. O arquivo no final do post possui uma explicação sobre isso, mas se quiserem saber um pouco mais, esse artigo é bem completo: Como explicar as estações do ano corretamente

Série(s): 6º Ano do Fundamental II

Objetivos: Visualizar o fênomeno das estações; Reforçar as causas para a existência das estações

Conteúdos: Astronomia, Translação e Rotação, Inclinação do Eixo da Terra

Material Necessário:  4 globos – 1 luminária flexível com lâmpada incandescente – 4 lanternas – 4 cópias de Cartões das Estações (download no fim do post) – 4 cartões pretos com um furo no centro – Cronômetro

Preparo: Você pode adaptar e fazer a atividade que melhor se encaixa nas suas aulas ou se tiver tempo, fazer todas. Seguem os arquivos com o roteiro de aula para o professor As Razões para as Estações e os Cartões das Estações para a atividade 2.

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s