Combo de Demonstrações sobre Clima

As atividades experimentais de demonstração em ciências custam pouco tempo de aula, geralmente envolvem poucos e simples materiais, podem ser utilizadas em meio a explicação teórica como ilustração do conteúdo ou como apresentação de uma matéria nova e são um formato de ensino que motiva o interesse dos alunos. Ao utilizar demonstrações em sala de aula, é interessante que o professor faça uma introdução da situação explicando os materiais que vão ser utilizados, o assunto e no que os alunos devem prestar atenção para incentivar a reflexão da turma sobre o que irá acontecer. Outro fator relevante é dar espaço para os alunos preverem o que vai acontecer. Desafiá-los a criarem hipóteses sobre o resultado do experimento faz com que eles se interessem pela atividade e permite que o professor avalie os conhecimentos prévios dos alunos.

De tempos em tempos, a seção “Combo de Demonstrações Práticas” vai tentar divulgar experimentos simples sobre determinado assunto. Hoje, o clima, a metereologia e assuntos relacionados foram os tópicos escolhidos.

1. Correntes Convectivas

Materiais: Corante azul e vermelho, 2 potes de vidro de geléia pequenos e idênticos, Água quente e água gelada

Procedimento: a) Adicione corante vermelho a água quente e corante azul a água gelada. b) Encha um dos potes de vidro com água quente vermelha até transbordar um pouco. c) Encha o outro pote com água gelada azul até transbordar um pouco. d) Cubra a boca do pote com água vermelha com um pedaço de cartolina grossa. Rapidamente vire o pote e coloque sobre o pote com água azul (quanto mais rápido menos água vai vazar do pote, esse é um movimento complicado, talvez você precise tentar mais de uma vez). e) Lentamente remova a cartolina que ficou entre os potes. As cores não vão se misturar, porque ar/água gelado afunda e ar/água quente sobe. f) Segurando os dois potes juntos firmemente, gire-os de forma ao pote azul ficar em cima e o vermelho em baixo (ainda conectados). As cores vão se misturar pois a água quente vai subir e a gelada descer, tornando a água roxa. Bastante dramático!

2. Nuvem em uma garrafa

Materiais: Garrafa PET, Rolha, Álcool, Bomba de bicicleta/bola com agulha

Procedimento: Fure a rolha com a agulha, coloque uma medida de tampa de garrafa de álcool dentro da garrafa, chacoalhe bem e feche a garrafa com a rolha e agulha. Encha a garrafa de ar até ela ficar dura (encha-a afastada do rosto de alguém, pois pode estourar) e retire a tampa.

3. Nebulosidade

Procedimento: Dê para cada grupo de alunos uma folha de papel azul. Então, cada grupo vai receber uma quantidade de cobertura de nuvens representada pelo papel branco e deve rasgá-lo em pedaços e colar no papel azul.

Distribuição da cobertura de nuvens (papel branco): 0% Céu claro – 25% Céu quase limpo – 50% Céu pouco nublado – 75% Céu parcialmente nublado  – 100% Céu nublado – 0-95% Céu quase nublado

A seguir a turma pode tentar adivinhar quais colagens representam cada percentagem, discutindo suas percepções anteriores, se eles subestimavam a quantidade de nuvens no céu ou não e etc. para depois botarem em ordem e exporem no mural.

4. Composição do Ar

Obs: Idealmente depois de estudado o tema

Procedimento: Imprima um desse gráfico de setor por grupo, dê o nome dos gases que compõe o ar separadamente e crie uma competição para descobrir qual grupo preenche o gráfico corretamente primeiro.

composição atmosferaRespostas: Nitrogênio 78%, Oxigênio 20%, Argônio 0,9%, Dióxido de Carbono e outros gases 0,3%

5. Criando Granizo

Materiais: Copo de Béquer, Tubo de ensaio, Sal, Gelo, Água gelada, Colher

Procedimento: a) Coloque óculos de proteção. b) Adicione 15g de sal em um copo de Béquer. Adicione 50ml de água. Mexa a solução até o sal dissolver. c) Adicione 15ml de água gelada em um tubo de ensaio. d) Coloque o tubo de ensaio dentro do Béquer. e) Encha o Béquer com gelo quebrado. Mexa a mistura uma vez por minuto durante 6 minutos. f) Retire o tubo de ensaio do Béquer e coloque uma pedrinha de gelo dentro do tubo. O que acontece?

Perguntas para os alunos: Baseado nas suas observações, que condições são necessárias para a formação de granizo?

6. Criando um Tornado

Procedimento: a) Encha um pote grande com ¾ de água. Adicione ao pote uma gota de detergente líquido e uma moeda. b) Feche bem o pote com a tampa. c) Mova a jarra em círculos até que a água dentro do pote comece a girar.

Perguntas para os alunos: O que aconteceu com a água na jarra? Descreva o padrão que se formou. O que a demonstração tem de parecido e de diferente com um tornado de verdade?

7. Efeito Coriolis

a)Faça um globo do mundo girar. b)Com um giz, desenhe um linha reta do Pólo Norte até o Pólo Sul. c)Pare o globo e observe o que aconteceu.

Alternativa

a)Cole um lápis em uma bola de borracha com fita adesiva. b)Peça para um colega girar o lápis entre suas mãos, girando a bola. c)Com um giz, desenhe um linha reta do Pólo Norte até o Pólo Sul. d)Observe o que aconteceu.


Referências:

Marcia’s Science Teaching Ideas

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