Aula Prática: Doce Probabilidade Genética

Resumo: Utilizando materiais simples, os alunos modelam um quadro de Punnett realístico e demonstram seus resultados em tabelas.

Série(s): 2º e 3º Anos do Ensino Médio

Objetivos: Testar a precisão de um quadro de Punnett

Conteúdos: Herança Genética, Dominância e Recessividade

Material Necessário (por grupo de alunos):

50 M&Ms comuns – 50 Confetti – 2 copos plásticos – Canetas Hidrocor

Preparo: O professor deve calcular a quantidade de cada tipo de doce que será necessária para toda a turma. Durante a aula, desenhe a tabela da turma no quadro (veja o arquivo) para que todos possam acompanhar os resultados dos testes e depois compare com a turma a proporção de genótipos e fenótipos esperada com a demonstrada pelo experimento. Segue o roteiro de aula prática para os alunos: Doce Probabilidade Genética

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s