Atividade Interdisciplinar: Arte Celular

A interdisciplinaridade escolar propõe uma abordagem integrada das disciplinas para construir um conhecimento aprofundado e realístico, buscando superar a setorização desse conhecimento através de um diálogo de informações, com a participação de todos os envolvidos no processo educativo. Por isso teremos essa seção no blog, que irá trazer atividades que podem ser trabalhadas em conjunto com outras disciplinas na escola.

post2 Imagem: Cell No.14 por Angela Canada-Hopkins

Resumo: O projeto de Artes e Biologia é a construção e posterior apresentação de uma obra de arte (seja escultura, pintura, desenho, etc.) que siga um estilo artístico e que represente a célula animal ou vegetal com suas organelas celulares. Indicado para qualquer série que já tenha trabalhado os conteúdos envolvidos, com foco no 7º ano do Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, de preferência com a participação dos professores de ambas disciplinas. Os materiais utilizados serão variados.

Preparo: A história e a contemporaneidade dos estilos artísticos são exploradas deixando que os próprios alunos escolham o estilo do seu interesse e construam um trabalho com identidade própria. O projeto também trabalha a célula dos seres vivos com suas respectivas partes, os parâmetros são incluir os componentes celulares, mas a forma como eles farão isso é livre. O(s) professor(es) pode(m) dar dicas de como transformar a técnica em arte, exemplos: os alunos poderão incluir as funções das organelas acrescentando-as de maneira ilustrada no seu trabalho, um cloroplasto se enche de raios de luz, o núcleo abraça as outras organelas, o lisossomo é cheio do que não serve mais, etc; explicar de maneira mais aprofundada as motivações por trás dos criadores de cada estilo artístico; melhores materiais e formatos para representar tal estilo; entre outros.

Incentive os alunos a serem criativos e irem além da aplicação superficial do estilo artístico, o impressionismo não se resume a um desenho de uma célula em uma paisagem pincelada, tente fazer com que os alunos entendam o valor cultural do estilo e representem as formas da célula com interpretações diferentes.

Estas são as instruções do projeto para os alunos com a rubrica onde depois de entregue e apresentado o(s) professor(es) avaliará (ão) o trabalho: Arte Celular

Sua opinião é muito bem-vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s